Muitos de nós costumamos verificar com certa rotina o uso de elementos de arte em diversas campanhas publicitárias, geralmente nas campanhas impressas. O que pretendo falar nesse texto se refere especialmente ao movimento chamado Pop Art.
Influenciada pelo dadaísmo de Marcel Duchamp, a Pop Art surgiu no final da década de 50. Nesse movimento, campanhas publicitárias (produtos e simbolos) passam a servir de tema para telas e objetos de arte.
Dentre seus artistas, dois se destacam com maior evidência: Andy Warhol e Roy Lichtenstein.
Andy Warhol (1927-1987)
Simplesmente a figura mais intrigante desse movimento. Warhol usa o aspecto mecânico e conhecimentos da área gráfica, principalmente silk-screen (serigrafia), para a concepção de sua arte. Suas obras são basicamente retratos de famosos, que acreditava serem pessoas vazias e impessoais, apesar da fama.
Roy Lichtenstein (1923-1997)
Esse estilo utilizado por Lichtenstein tem a influência dos quadrinhos (gibis). Tem como característica o traço marcante, geralmente na cor preta, o uso de retículas de forma proposital (uma espécie de pontilhismo) O que observo nesse tipo de ilustração é um primórdio do desenho vetorial que temos hoje : cores vibrantes, sem degradês. Um estilo básico, porém impactante.
Kiss V , 1964 - Roy Lichtenstein

Tudo bem, tudo bem... Agora você deve estar se perguntando: Tá, e daí? Bem, farei com que veja com seus próprios olhos.
Abaixo, um exemplo recente. A Natura usou o estilo de Roy Lichtenstein na ilustração de seu anúncio.
E para finalizar, até a capa do cd da Madonna surge pop art. Vê-la te faz lembrar de algo que já viu neste post?

Abaixo, um exemplo recente. A Natura usou o estilo de Roy Lichtenstein na ilustração de seu anúncio.


0 valorizadas, ou não: on "O Movimento POP ART"
Postar um comentário