quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CTRL+C CTRL+V e o Mundo Tornou-se Ideal

por Silmara Fradico


Como já mencionei aqui os serviços e deserviços da internet e dos recursos modernos em geral me surpreendem. E também causam sensações ambíguas. É ótimo poder ter tudo à mão. Assim como a esmagadora maioria, meu melhor amigo da internet é o Google. Mas me choca e entristece perceber o quanto as pessoas estão se acomodando. Ninguém mais se importa em escrever corretamente, por exemplo. E ainda dizem que internet não é aula de gramática. Sinceramente?! Por que eu tenho que dar importância a um texto cujo autor não deu importância suficiente na hora de redigir?! Nas escolas e faculdades então? Ninguém aprende nada. Basta copiar e colar. Por isso não sabem escrever. Não é a toa que donos de blogs "famosos" são tidos por muitos usuários como senhores da razão. Poucos são os que, independente das condições sociais ou financeiras, aprenderam a julgar e questionar. Apenas engolem o que lhes é empurrado. É mais simples engolir. É mais simples aceitar. Basta clicar.
Mas porque estou expondo minha opinião assim, especialmente depois de tanto tempo sem postar textos dissertativos?! Acredito sinceramente que quanto maior o que conhecimento que temos, maiores são nossas responsabilidades. É natural que um leigo qualquer pense que pode escrever e mostrar o que bem entende. Afinal, ele não estudou a respeito de comunicação de massa ou sobre seus efeitos. Mas o que dizer dos "sites oficiais"?! Lembrando que essa é apenas minha opinião. Penso que aqueles que portam o conhecimento deveriam se preocupar com a postura que escolhem. Preservar a qualidade dos serviços. Até porque os veículos de comunicação só existem em função do público. E este deveria ser mais e melhor valorizado.

Para uma estudante de publicidade e propaganda, eu realmente escrevo muito!! Desculpem, mas tudo o que eu queria com isso era mostrar algo que sequer pude classificar. O Google Zeitgeist publicou essa semana o ranking anual de buscas da ferramenta mais famosa da história até aqui. Absolutamente normal, certo?! Certo! O que me deixou inconformada foi que conferi a lista no site G1, e ao clicar no link para o site oficial do Google Zeitgeist constatei que todo o texto da matéria do G1 foi apenas e tão-somente copiado!!

Jornalista antes era alguém que averiguava, investigava e então depois, escrevia a respeito. E aí revisava, revisava, revisava de novo. Então quando achava que estava tudo certo revisava outra vez. Só então publicava.

Será por conta disso que em muitos países, como agora no Brasil, estudar jornalismo não é obrigatório para exercer a profissão?!

Confiram no G1 e no site do Google Zeitgeist.

Que coisa!! oO

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 valorizadas, ou não: on "CTRL+C CTRL+V e o Mundo Tornou-se Ideal"

Postar um comentário