segunda-feira, 1 de março de 2010

Ilustração Vetorial

- por Rodrigo FeOli

À primeira vista, o termo ilustração vetorial parece algo difícil e que envolva cálculos, como aqueles famigerados de física ou matemática, mas, embora tenha tudo a ver com contas , não somos nós necessariamente que calculamos.
Trata-se de um modo de ilustrar usando softwares que permitem a criação de linhas, contornos, preenchimentos diversos.
Uma das características mais interessantes dos vetores é a possibilidade de aumentar e diminuir os desenhos sem perda de resolução, sendo inclusive mais leves, ocupando menos espaço em disco. Aliás, resolução será um dos assuntos das nossas próximas postagens.
Atualmente, os softwares mais utilizados no mercado são: Corel Draw e Ilustrator. Claro, existem outros mas esses dois despontam na preferência dos usuários.
Corel Draw, apelidado carinhosamente de Corel "PAU" por diversos profissionais, é um software de interface extremamente amigável e intuitiva. Leva a fama de ser pouco confiável, o que não afeta sua popularidade entre os estudantes e alguns profissionais que fazem bom uso da ferramenta. O mocinho da história seria o Adobe Illustrator, que é considerado o mais confiável dos softwares vetoriais há muito tempo.
Atenção, você que também está começando na área, esses softwares são apenas para ilustração, por favor, não usem para diagramações pesadas, livros inteiros, trabalhos sobrenaturais e etc...

Abaixo, alguns exemplos de ilustrações vetoriais.




Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 valorizadas, ou não: on "Ilustração Vetorial"

gferaml disse...

Legal. Há algum tempo tenho interesse em ilustrações vetoriais. Outra alternativa excelente é o formato SVG, na minha opnião.

Postar um comentário