quarta-feira, 31 de março de 2010

Sugestão de Leitura - A PUBLICIDADE É UM CADÁVER QUE NOS SORRI

por Rodrigo FeOli


O livro, “A publicidade é um cadáver que nos sorri”, traz a história do fotógrafo italiano Olivério Toscani, autor do livro, que usando de grande ousadia, fez da publicidade uma ferramenta de comunicação maior que seu uso, maior que um simples protesto, uma ferramenta de real impacto na vida das pessoas.

Quem conhece os produtos da Benetton, então cliente de Toscani, consegue identificar em seus produtos uma qualidade absolutamente irrepreensível, principalmente pela vivacidade das cores.

Entendendo que os produtos já tinham qualidade reconhecida, as campanhas de Toscani sempre usaram de forte apelo à reflexão sobre assuntos inerentes aos acontecimentos da época: guerras, intolerâncias, confrontos, fome, AIDS, racismo, preconceito...

Para a crítica restou apenas a possibilidade de desenvolverem um nó na garganta, pois, apesar das contestações, o sucesso das campanhas era certo, pois o objetivo, mais que claramente, havia sido alcançado.

Como resumido no título do livro, a publicidade teima em demonstrar o belo, propondo sua contemplação como faziam os gregos, entretanto, há diversos impasses éticos que não poderiam e não podem justificar a venda de propostas fantasiosas, apesar de serem lucrativas. Toscani defende o uso da publicidade de forma um tanto idealista, mas ainda assim, bastante interessante e pertinente. Vale a pena ler!


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 valorizadas, ou não: on "Sugestão de Leitura - A PUBLICIDADE É UM CADÁVER QUE NOS SORRI"

Postar um comentário