segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

COR

por Rodrigo FeOli


Quantas cores existem? Você tem ideia?


Vamos aos dados: * A Natureza conta com aproximadamente 16,7 milhões de cores, distribuídas em um espectro eletromagnético que é compreendido entre 400 e 700 nanômetros. Entre tantas cores, pouco mais de 7000 podem ser representadas em um impresso.
Maior pavor mesmo é compreender que as cores não existem! Isso mesmo! Ou você duvida? Pinte as paredes do seu quarto, uma de cada cor. Agora feche as portas e janelas, não deixe a luz entrar de jeito nenhum. Pronto! Sua dúvida foi embora junto com as cores que você não vai ver até acender a luz de novo!
Sempre que precisamos escolher uma cor, seja para o que for, sempre levamos em conta nossass preferências. Não é à toa que temos a nossa cor preferida. Se você é um designer ou está na tentativa, deve ter precebido que há uma certa rotina em utilizarmos cores um tanto quanto parecidas nas artes que fazemos. Isso é ruim e bom ao mesmo tempo, pois, de certa forma, reduz a utilização de outras possibilidades, entretanto, é parte de seu estilo próprio.
A cor possui um aspecto cultural extenso,esse, muito além das preferências. Cada povo, cada cultura faz uso de tintas nas pinturas tribais com significados próprios e profundos. Culturas diferentes utilizam cores diferentes para o mesmo ritual, por exemplo, viuvez, na Índia usa-se branco, enquanto na maior parte dos outros países a cor preta.
A falta de compreensão, falta de aceitação mútua, já fez e ainda faz com que pessoas odeiem outras simplesmente pela cor de sua pele, inclusive chegando à tornar semelhantes em escravos , entendendo que haviam raças superiores ou inferiores pela cor que tinham. Tudo por causa da cor? Talvez! Tudo por causa de algo que nem existe.
A cor não é vilã, nem réu, muito menos inocente. É simplesmente cor, que atribui significado a praticamente tudo que nos rodeia. Muito além dos livros e tratados sobre a cor e seus usos e abusos, seria bem mais interessante observar o que vc vê (parece um pleonasmo mas não é!) Vemos, mas não enxergamos, olhamos, mas não vemos. E ainda dizem que a genialidade está em descobrir o óbvio. Ser capaz de vê-lo é a dádiva de criar, mas o danado se esconde bem escondido, camuflado entre as cores do nosso cotidiano.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 valorizadas, ou não: on "COR"

Postar um comentário