segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DESIGN CRIATIVO...

por Rodrigo FeOli

Além de criativo, o bom design deve ser funcional,útil.
Nosso cotidiano está repleto de inovações que dão característica peculiar aos tempos em que vivemos. O problema é que nem tudo que se cria tem utilidade e função bem definidas.
Eu observo que a área de brindes tem um destaque especial quando o assunto é inovação, principalmente no Brasil, onde, acredito eu, a criatividade se prolifera com muito menos censura que em outros lugares do mundo.
Vamos aos exemplos.
Imagine que você está atuando em uma campanha de bebida, ou de algum produto de pesca ou lazer. Daí, você sente a necessidade de propor um brinde único, diferente de tudo o que já se viu. Quem sabe você possa propor uma cadeira como essa:


Logo que vi essa cadeira, percebi uma praticidade enorme. É um produto que economiza espaço, não parece ser caro e nem difícil de ser produzido e, provavelmente, pegará seu concorrente de surpresa pela audácia em oferecer cadeiras como brinde. Imaginou um logo de alguma marca de cerveja numa dessas cadeiras? Eu também...

Outra área que tem uma ótima conexão com o design é a promoção de eventos, feiras, etc. Os espaços nos stands são muito bem pensados, meticulosamente propostos com uma finalidade específica de atrair o consumidor, além de promover uma ótima imagem da empresa.
Peças de utilidade prática geralmente fazem mais sucesso devido à grande quantidade de benefícios que podem proporcionar. Se você tiver um cliente da Bienal do Livro, por exemplo, poderá propor peças como essa poltrona:

Serve para sentar, para estocar seu acervo de livros e ainda te proporciona proximidade entre uma boa leitura e um bom lugar para ler.

O mesmo ocorre com a disposição de PDV (pontos de venda). Propostas, inclusive, irreverentes. Já imaginou mesclar realidade com a linguagem dos cartoons?


Esses exemplos são uma parte ínfima dentro de um verdadeiro universo de possibilidades. Vale a pena pesquisar.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 valorizadas, ou não: on "DESIGN CRIATIVO..."

Anônimo disse...

realmente adoro o seu blog
assim como a matéria ele é muito criativo e interessante!!

mil beijos ;*

Postar um comentário