quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Por falar em propaganda...

por Rodrigo FeOli

Não é segredo que a propaganda tem a função de transmitir ideologias de todo tipo. Os propósitos que cercam uma ideologia são dos mais variados, bem ou mal intencionados.
O Nazismo encontrou na propaganda uma ferramenta extremamente útil para sua instauração. Através de filmes, aproximadamente 1350, incutiu na mente da população a melhor imagem do regime, exaltando seu conceito político. Tudo isso graças ao ministro da propaganda e informação pública Joseph Paul Goebbels, que lançou uma espécie de saudação que, ao mesmo tempo, soava como um slogan forte e com grande significado arraigado: "Heil Hitler". Goebbels acreditava que o uso do cinema era a forma mais moderna para o alcance das massas. Como era uma tecnologia extremamente recente, acredito que ainda mais penetrante e relevante que hoje, por exemplo.
Claro que o Nazismo é um regime expoente no que diz respeito ao uso de propaganda, talvez pelo uso "genial, porém negativo", mas não para por aí.
Um exemplo claro disso é o desenho que acompanha esse post. Trata-se de um episódio do Pato Donald onde há uma crítica fortíssima ao regime nazista por parte dos Estados Unidos.

Não adianta explicar, é muito melhor que vejam e tirem suas conclusões, garanto que não vão se arrepender!



Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 valorizadas, ou não: on "Por falar em propaganda..."

Postar um comentário