segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Boa Viagem! - Em Guarulhos, bilhete único é aprovado pela câmara.

por Silmara Fradico
ilustrado por Rodrigo FeOli

Semana passada estava parada no terminal de ônibus do metrô penha (meu itinerário estágio-faculdade inclui tomar um ônibus de lá para a av Monteiro Lobato), observando esse novo modelo de ônibus utilizado por algumas das empresas de ônibus de nossa cidade.Você sabe, aquele com bancos bem altos e ar condicionado. Adoro viajar nestes ônibus. O fato é que observando esse novo modelo de ônibus, lembrei-me de quando cursei o primeiro ano do ensino médio em São Miguel Paulista e meus amáveis colegas de classe diziam que para viajar de Guarulhos até São Paulo eu ia de carroça ou de cipó. Eu ria, não por nervosismo, ou para disfarçar. Ria mesmo. A questão do transporte em Guarulhos é engraçada. Não acha?! Pois eu considero tudo muito semelhante a ter que andar de carroça.

Aqui estamos nós guarulhenses vivendo em volta do Aeroporto Internacional, e como é a infra-estrutura do transporte em nossa cidade? Bom, talvez você não seja guarulhense e não possa imaginar ou se imagina não consiga compreender. É algo bem simples de resumir, eu o farei agora. A menos que more no centro ou imediações, precisará de duas conduções para ir a outros lugares que não sejam o centro e imediações.Simples não? Não! Não é simples pagar duas conduções para se locomover dentro de sua própria cidade. Ando por Guarulhos e vejo placas e adesivos da ACE: compre em Guarulhos. Como, se é mais barato ir da minha casa até o shopping Center Norte por exemplo, do que ir até o nosso,quase único, shopping Internacional? Esta é a parte em que alguém me lembra do Bilhete Único. Ah, o Bilhete Único. Abro o Diário de Guarulhos no último dia 19 e me deparo com uma tumultuada sessão na câmara onde nossos vereadores foram unânimes (esta unanimidade merece seu próprio texto) em aprovar o bilhete único para nós, guarulhenses. Palmas!! Será que todo o processo de licitação para as empresas de ônibus, mudança na programação das catracas e tantas outras burocracias e procedimentos necessários para a implantação do sistema estará terminado até o final deste ano? Não responda. É uma pergunta retórica. Estou tentando ser engraçada. Eu sei que não deu certo, não precisa salientar.

De qualquer forma, Bilhete Único para uma cidade tão grande em extensão e divida ao meio como Guarulhos é um grande avanço. Extremamente atrasado, mas um grande avanço. Mesmo assim, não posso evitar pensar em cidades com arrecadação menor e que possuem linha de trem que faz ligação direta com São Paulo.Tenho colegas de estágio que moram em Ferraz de Vasconcelos e São Caetano, e usam apenas uma condução para ir até a Mooca. Guarulhos está aqui, coladinha com São Paulo e ainda preciso da mais do que batida combinação ônibus+metrô. Tudo bem, tudo bem, não estou só. Apareça no metrô Penha às dezoito horas. Lá estão centenas de guarulhenses, uns indo estudar como eu, outros indo para o merecido descanso em suas casas. Sim eu estou no metrô Penha às seis da tarde, mas só chego à aula depois do horário. De carroça, né? Fazer o que?!



Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 valorizadas, ou não: on "Boa Viagem! - Em Guarulhos, bilhete único é aprovado pela câmara."

Postar um comentário