terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tá na Cara!

por Silmara Fradico



Garoto-propaganda. Ninguém sabe exatamente a definição, mas todos sabem o que é. E eu sei que a menção a essa palavra o fez lembrar de um determinado garoto-propaganda. Claro que ele será citado, só que mais adiante.
Os garotos ou garotas-propaganda são aqueles escolhidos para representar campanhas. Atualmente não é muito comum a utilização desse recurso mas, periodicamente, alguma marca consagrada, ou que pretenda consagrar-se, apresenta uma campanha nesses moldes.
Muitos garotos-propaganda tornam-se inesquecíveis e/ou imortalizados, tendo sua imagem associada à marca ou produto por longos anos. Eu pelo menos ainda me lembro do simpático senhor calvo e de óculos que aparecia nos comerciais do Bamerindus(só eu lembro?!). Amortecedor eu só fiquei sabendo que existia por causa do cachorrinho lingüiça. O bailarino negro, careca, com voz de cinema é da C&A (pena que tiraram a dublagem). A lista é grande e formada em sua maioria por artistas e campanhas que surgiram e foram divulgadas em meados dos anos 1980 e 1990.

Ah, então vamos finalmente ao garoto-propaganda top. Claro que é o Carlos Moreno. O Garoto Bombril. A primeira campanha estreou em 1978, sendo escrita por Washignton Olivetto (ninguém ficou surpreso!!) e com direção de arte de Francesc Pettit. Foi uma revolução nas campanhas publicitárias voltadas para as donas-de-casa da época, já que até então, os comerciais e anúncios tratavam da mulher como piloto-de-fogão. Essa campanha inicial foi o molde para as demais, que são exibidas até hoje pela Bombril, com o mesmo excelente garoto-propaganda, tendo sofrido apenas um curto hiato.
Carlos Moreno representou diversos personagens reais e fictícios, encarnando mulheres, figuras históricas, contracenando com atletas, artistas e afins.
Como li por aí: “É indiscutível a importância do Garoto- Bombril para a história da propaganda.”
E que assim seja!
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 valorizadas, ou não: on "Tá na Cara!"

Postar um comentário