sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Não Preste Deserviços

por Silmara Fradico
Chegamos a um tempo da inclusão digital onde quem tem acesso a um computador tanto lê e visualiza informações como também informa. Por conta disso e, obviamente, da não mais obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista, muitos têm se animado a criar blogs com temas variados e também notícias. Mas muitas vezes acabam prestando um deserviço e em lugar de comunicar, postam nãotícias. A falta de preparo, a ilusão com as próprias habilidades e a velocidade com que se deve absorver e reflitir tudo na internet acabam por criar uma enorme confusão com algo que poderia ser de grande utilidade. O efeito que vemos é o contrário do que esperávamos. Porém são erros nos quais qualquer um de nós, despreparados iniciantes, incorreríamos.

Recebi algumas dicas e instruções para a redação de notícias e imagino que possam realmente ser úteis. Aqui estão:


SEQÜÊNCIA DE PRIORIDADES:
Que:
Quem:
Quando:
Como:
Onde:
Porque:

QUANDO FOR REDIGIR...
*Faça um roteiro com palavras chaves que irão balizar seu texto.
*Lembre-se que o título é a palavra chave.
*Precisa ter impacto.
* Procure construir o seu título com curtas e poucas palavras.
*Comunique o acontecimento, não chame para o evento.
*Evite: compareça, participe, não perca, etc.

Ponto: Use à vontade. Pontos encurtam frases. Dão clareza ao texto. Facilitam à compreensão.
Vírgulas:Tanto em excesso quanto em falta, podem confundir, tornando o texto de difícil compreensão. Procure não utilizá-las para alongar excessivamente suas frases.
Pontos de Interrogação:Não use em títulos. No texto, use com cuidado. Quem deve perguntar é o leitor. Você deve oferecer respostas.
Frases:Devem ser curtas e objetivas. Dê preferência a frases afirmativas.
Nomes Próprios:Atenção com a grafia. Exceto em países como a Indonésia e Birmânia, as pessoas têm nome e sobrenome. Na primeira referência escreva o nome completo. O cargo é importante, às vezes mais que o nome.
Aspas, use em :Temas de cursos e conferências. Em declarações, citações ou transcrições.Quando possível, prefira grifar com itálico.
Fecho:Tenha sempre uma surpresa guardada para o último momento. Pode ser uma informação inesperada, uma pequena história relevante, uma declaração forte ou uma conclusão significativa do que foi dito antes.

EVITE ESCREVER:
* etc (por ser incompleto);
* e muito mais - e muitas outras atrações.
* frases longas;
* parágrafos longos;
* textos longos;
* Frases coloquiais (Será lá, pra, pro.).
* Termos que sejam pouco conhecidos pela maioria.
* Siglas sem esclarecer o que significa (Ex.: FEB, IASD, etc)

PRAGAS DO TEXTO:
As duas pragas do texto são: desinformação e o exagero.
Erradique essas duas pragas com uma rigorosa checagem das informações, faça uma atenta releitura crítica do que escreveu.


TRÊS RELEITURAS SÃO RECOMENDÁVEIS
1 - Uma para verificar as informações apresentadas
2 - Outra para eliminar erros de digitação, grafia e acentuação
3 - Finalmente mais uma que elimine repetições


RECOMENDAÇÕES GERAIS:
* Comunique apenas acontecimentos que possam interessar ao público em geral;
* Se puder anexe uma fotografia que esteja relacionada com a programação, acompanhada de uma sugestão de legenda, que não deve ser óbvia , mas deve oferecer uma informação que não consta explicitamente na imagem.

Deixe um telefone, email, perfil social para contato.


É isso aí. Como vocês podem perceber, eu preciso aprender a escrever frases curtas.
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