domingo, 1 de novembro de 2009

Olhe pro lado... Isso! Agora mais pra cima... Aêeee!

por Rodrigo FeOli
Então... Achou?


Qualquer guarulhense que se preze já usou o metrô, e se tiver prestado atenção, deve ter visto uma porção de monitores instalados nos vagões, exibindo a chamada TV Minuto.
A TV Minuto, integrante do grupo Bandeirantes de Comunicação, possui uma programação que difere do convencional, pois necessita de um apelo visual mais intenso, tendo em vista a ausência de sonoridade. Mas, nem por isso, menos comunicativa.
O que observo nessa mídia é a falta de adequação de algumas peças veiculadas. Alguns anunciantes utilizam as campanhas que passam na tv convencional, só que, com legendas. Abrem mão de uma estruturação específica para essa mídia. Se as instituições e empresas anunciantes considerarem a real potencialidade desse meio, provavelmente as peças veiculadas sejam mais funcionais, respeitando as características da própria mídia. Quem faz isso muito bem é o próprio metrô nas suas famosas recomendações de segurança: "Espere o trem atrás da faixa amarela e afins... "
Com uma conta simples, podemos tentar pontuar a audiência desse meio de comunicação, veja bem, apenas tentar. Você sabe quanto é um ponto de ibope? Bem, um ponto no ibope equivale a 52,3 mil lares. Agora, suponhamos que em cada lar habitem dois usuários do metrô. Seriam aproximadamente 22 pontos no ibope. Claro! Esse cálculo não tem nada de oficial, apenas serve como noção básica do potencial dessa mídia.
Segundo dados do próprio metrô, a média de usuários do sistema de transporte é de 2,31 milhões (guarde esse número) em dias úteis. Para você ter uma idéia, a população Guarulhense é de aproximadamente 1,3 milhões de habitantes. Sendo assim, quase duas cidades de Guarulhos passam pelo metrô, o que configura um target em potencial (inclusive devidamente tabulado e segmentado por pesquisas frequentes) para a propagação de mensagens das mais diversas.
A Publicidade e propaganda, bem como, a comunicação como um todo deverá compreender e considerar seriamente essa nova maneira de transmitir informações.
Seguramente, muitas outras mídias eletrônicas semelhantes brotarão em outros meios de transporte, espaços públicos, etc. Isso ampliará as possibilidades, mas apenas para quem estiver preparado.
Se você pretende ser um comunicador, observe melhor o mundo em sua volta, quem sabe você possa ser o criador de uma nova mídia! As possibilidades, até o momento, são ilimitadas...


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 valorizadas, ou não: on "Olhe pro lado... Isso! Agora mais pra cima... Aêeee!"

Postar um comentário