quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Entre o Mineral e o Artificial

por Silmara Fradico


Está por toda internet: Ministério Público Federal quer proibir a Pepsi e a Coca-cola de usarem os nomes H2OH! e Aquarius Fresh em suas bebidas aromatizadas e levemente gaseificadas.



Esse não é um blog sobre notícias, mas como em ocasiões anteriores, isso me fez pensar, pesquisar e consequentemente, escrever. Eu sei, há questões muito mais cruciais no contexto atual do que essa. No entanto, vamos pensar no que está implícito. O MPF alega que os nomes utilizados pelas respectivas marcas podem causar confusão e induzir à compra indevida. Trocando em miúdos: alguém pode comprar “refrigerante” achando que é água mineral. Ou seja: o consumidor é inocente demais para diferenciar. Usei inocente como eufemismo. Muitas considerações deveriam ser feitas pelo MPF, por exemplo, ninguém compra água mineral em embalagem verde. Fato! Azul e transparente são embalagens que remetem a pureza e a assepsia. Os consumidores sabem disso instintivamente. Água pura não leva suco de fruta, logo, sua embalagem não é ilustrada com fotos ou desenhos de frutas. E bem, a lista poderia seguir.
O ponto é: qual critério o MPF usou para determinar que os rótulos das bebidas poderiam causar confusão? Os nomes? Recuso-me a acreditar! O consumidor, especialmente o brasileiro, não é assim tão apegado à relação nome-composição. Não tanto quanto o MPF acredita. Há anos está no mercado um produto chamado Cremogema. Todos sabem que os ingredientes não incluem ovo. Também é de conhecimento universal que Ovomaltine não contém ovo (engraçado como os fabricantes gostam de relacionar seus produtos ao ovo). E será que alguém imagina que cerveja Sol é feita de plasma e ocorrem fusões nucleares dentro das latinhas?! Tá bem, exagerei no exemplo da cerveja, não resisti.


De qualquer forma, não me sai da cabeça que depois desse tempo todo, os brasileiros já tenham mais do que aprendido e decorado o que são as verdes e estilosas garrafinhas da discórdia. Falando sério, eu fiquei ofendida.




Fontes:
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/news/2009/09/23/221638-mpf-pede-proibicao-da-venda-dos-refrigerantes-h2oh-e-aquarius-fresh
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/09/23/ministerio+publico+pede+proibicao+da+venda+dos+refrigerantes+h2oh+e+aquarius+fresh+8605973.html
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1315585-5598,00.html
http://qualqueroutrositedenoticiasquevoceconhecer.com.br/
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 valorizadas, ou não: on "Entre o Mineral e o Artificial"

Unknown disse...

Viagem, chamou o brasileiro de burro :P (até que não é totalmente mentira, mas ninguém confundiria as garrafinhas e tal)

Postar um comentário