sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bichinhos!!! *_*

por Silmara Fradico
Aah... eu gosto de fazer textos com títulos não-claramente relacionados ao tema. Acho que já perceberam.
Pois bem, não postamos nada sobre a vitória do Rio de Janeiro na disputa para sediar as Olimpíadas de 2016. Hoje mesmo eu recebi por email um texto supostamente escrito pelo Danilo Gentili que teria supostamente sido censurado por um jornal. O texto falava obviamente das condições de corrupção e violência de nosso país, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, e sobre como as obras serão superfaturadas e esse blá blá blá todo que se você ainda não recebeu por email, com certeza receberá. E não só do Danilo Gentili, mas também do Arnaldo Jabor, talvez do Luís Fernando Veríssimo e por aí vai. Não estou dizendo que eles não devem ou não devam ter se manifestado a respeito, mas ah... cansei!! Essa antecipação toda já me encheu.

E vamos ao que interessa ao nosso universo (sim porque preferimos olhar para nosso próprio umbigo!): comunicação!
Olimpíadas são a celebração da superação humana frente aos desafios, mas obviamente a intenção de quem patrocina é vender. E ainda que não fosse, como seria frustrante bater um recorde, ganhar uma medalha, realizar algo nunca visto antes e ninguém estar lá para olhar. Por este, e claro, muitos outros motivos, medidas são tomadas para que o maior número possível de pessoas acompanhe os eventos esportivos. As medidas incluem muitas estratégias de publicidade, propaganda e marketing. Medidas bem conhecidas: logo, música, slogan ou frases de efeito relacionadas e algo sobre o que ainda não falamos em nosso blog, mas que é bastante utilizado por muitas empresas para fixar sua ou suas marcas: mascote.
O mascote é um ser animado (bem animado, aliás) que representa ou identifica algo. Algumas empresas têm a felicidade (muitas vezes estratégicamente planejada) de utilizar mascotes que sejam ou que lembrem seus logotipos, mas o mais comum são mascotes que se relacionam a marca através das cores, ou traços.
O primeiro mascote olimpico foi usado na Olimpíada de Inverno de Grenoble, na França, mas eu só vou postar os mascotes dos jogos de verão:
Waldi, cãozinho Basset (salsichinha *_*) das Olimpíadas de Munique em 1972.
Em 76, Amik o castor, foi mascote das Olimpíadas de Montreal.O urso Misha, que tinha nome e sobrenome: Mikhail Potapych Toptygin (Misha era o mais do que necessário apelido, claro) é com certeza o mais famoso dos mascotes. Durante o encerramento das Olimpíadas de Moscou em 1980, numa apresentação ensaiada (procurem no Youtube), o ursinho chorou em protesto ao boicote estadunidense aos jogos.A águia Sam (ninguém ficou surpreso com este nome), mascote desenhada por Robert Moore em parceria com Walt Disney para as Olimpíadas de 1984 em Los Angeles.O tigre Hodori das Olimpíadas de Seul em 1988. Ele tinha uma parceira, mas não fez tanto sucesso.Cobi - um cachorro(?!), o segundo mais famoso, pelo menos pra mim, que assisti seu desenho na TV Cultura, foi mascote das Olimpíadas de 1992 (primeiro ouro do volêi brasileiro com ace do Marcelo Negrão no último ponto da final \o/). Também me lembro d'Os Três Tenores cantando "Amigos Para Sempre" no encerramento dos jogos em Barcelona.
Em 1996, o centenário dos jogos Olimpícos modernos, Atlanta usou o ser indefinido Izzy. (LoL?!)Nos jogos olimpícos de 2000 em Sydnei, Ollie, Syd e Millie (abreviações para Olimpíadas, Sidney e Milênio) representavam água, terra e ar. Ollie é um pássaro kookaburra, Millie uma equidna e Sid um mais do que famoso ornitorrinco.Em 2004, nos jogos de Atenas, os mascotes não fizeram tanto sucesso. Eram Athenas e seu irmão (todos os deuses do olimpo são irmãos?!) Phevos (Apolo).As últimas mascotes foram Beibei - a menininha azul, JingJing - o pandinha, Huanhuan - o vermelhinho, YingYing - meninho amarelo e Nini - a verdinha. Cada um representando um anel do símbolo olimpico e uma modalidade esportiva para as Olimpíadas de 2008. Vale a pena conferir mais detalhadamente aqui.O que será que teremos de mascote para o Rio?! Bem, com certeza será verde e amarelo (ninguém ficará surpreso! xD).

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 valorizadas, ou não: on "Bichinhos!!! *_*"

Postar um comentário