quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Tô Dizendo!!

por Silmara Fradico



Slogan. Todos sabem. É uma frase de efeito que acompanha um produto ou marca.
“O termo slogan tal como nos chegou, é de origem francesa. No entanto, ele remonta, segundo Olivier Reboul, à expressão escocesa “sluagh-ghairm”, que quer dizer “grito de guerra de um clã” (Reboul,1986:7-8). Na França, começou a ser usado com sentido pejorativo, designando doutrinamento, propaganda, reclame. No século XVI, a Inglaterra o transformou em “catchword”, ou seja, “palavra-engodo”. Mas o termo francês acabou por predominar na Inglaterra, já no século XIX, para especificamente designar a divisa de um partido político,
de uma ideologia ou de uma linha filosófica. Coube aos Estados Unidos tornar o francesismo slogan conhecido em todo o mundo na acepção de divisa comercial, tal como hoje o entendemos.” – A Arte dos Slogans, Luís Carlos Assis Iasbeck.
Pensou que era um termo americano, hein?!

O slogan não pode ser uma simples apresentação do produto ou da marca. A intenção dele é despertar interesse em consumir o que é mostrado. O que é muito complicado realmente. Grande parte dos slogans que vemos por aí, mesmo de grandes marcas, não parecem terem sido criados com essa preocupação. Além disso, um slogan deve ter características bem peculiares que aumentam a dificuldade em criá-lo, como não se limitar a mensagem objetiva, se adequar ao público alvo, entre outras que devem ser condessadas em apenas uma frase e, de preferência, curta.

Algo a que poucos prestam atenção é que provérbios são slogans. Aliás, os provérbios têm uma estrutura muito parecida com a dos slogans mais fáceis de memorizar. Por exemplo, tanto slogans quanto provérbios são “cheios de ação”, a mensagem do texto, ou seja o discurso, é baseado em verbos. Tanto slogans quanto provérbios são frases curtas, muitas vezes, com ritmo. E falando nisso, muitas marcas e produtos utilizam provérbios para construir seus slogans. Ou usando frases parecidas, ou como parte da frase.



Outro recurso é utilizar máximas ou textos que pareçam ter sido pronunciados por grandes personalidades. Esse recurso transforma o slogan numa frase imperativa e passa a sensação de que não temos meios para argumentar ou questionar. Como se realmente tivessem sido ditas por Einstein ou Platão.

Ah... o texto já ficou gigante. Vou parar por aqui. Um outro dia continuaremos a falar sobre slogans. Especialmente porque eu mesma preciso me informar.
Agora, uma compilação com slogans brasileiros e algumas brincadeirinhas com slogans.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 valorizadas, ou não: on "Tô Dizendo!!"

Postar um comentário