quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Comunicação Visual

por Silmara Fradico


Somos seres visuais, fato inegável, incostetável, irrefutável. Não estou diminuindo nenhum dos outros sentidos, nem muito menos excluindo os deficientes visuais. Eu mesma sou portadora de ceratocone, que até hoje não sei bem se seria uma deficiência, né?! Mas é provavel que por causa disso mesmo eu valorize tanto a comunicação visual.
É inevitável: sempre queremos ver e não apenas ouvir ou sentir. A estética visual dos alimentos nos atrai, muitas vezes, irresistivelmente. Ouvir uma partida de futebol não é, em nenhuma escala, tão satisfatório quanto ver os gols e outros lances. Os vídeos-clipes complementam a divulgação de músicas feita pelas rádios. O Youtube é um sucesso cada vez mais crescente na internet. Nossos ancestrais desenhavam nas cavernas. As indústrias da plástica e dos comésticos crescem cada vez mais. Enfim, para uma publicitária eu estou escrevendo demais! E ainda nem citei minhas reais intenções com esse post, que é falar sobre linguagem corporal.

A linguagem corporal é uma muito útil estratégia de comunicação, naturalmente e quase sempre inata. Instintivamente percebemos as intenções, e algumas vezes até os pensamentos das pessoas através de seus gestos, olhares, postura, tom de voz, vestuário, etc. O inverso também é verdade. E é aí que as coisas se complicam. Algumas vezes, por hábito ou por não sabermos gestualizar corretamente o que pretendemos, a comunicação se torna ruidosa (junte ruídos na comunicação à lista de expressões que um dia iremos explicar no blog), e o resultado não é o esperado. O que quase ninguém sabe é que é possível e muito usual treinar a linguagem corporal. Sim, até mesmo os olhos podem ser adestrados. Não acredita?! Eu estou treinando com o que pude absorver de dois excelentes livros.
Em O Corpo Fala, Pierre Weil e Roland Tompakow explicam o porquê das posturas e gestos de nosso corpo. É ótimo pra começar. E em Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal, Alan e Barbara Pease dão dicas realmente relevantes sobre como expressar com nosso corpo, tom de voz e visual, o que realmente queremos. Tem conselhos até para se sair bem em entrevistas.
Enjoy! \o/

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 valorizadas, ou não: on "Comunicação Visual"

Postar um comentário